Sessão Solene em Homenagem às Irmãs da Divina Providência

Nesta quarta-feira, dia 14, aconteceu uma sessão solene em homenagem aos mais de 120 anos de atuação da Sociedade Divina Providência no município de Blumenau. Motivado por uma conversa que tive com meu amigo e conselheiro Dr. Luiz Carlos Nemetz, propus a realização desta sessão que foi aprovada por todos os vereadores da Casa Legislativa Municipal. Tive ainda a honra e o privilégio de presidir e conduzir os trabalhos da sessão.

A reunião foi muito bem prestigiada, contando com a presença de mais de 70 pessoas, entre colaboradores do Colégio Sagrada Família e do Hospital Santa Isabel, Irmãs da Sociedade Divina Providência e representantes de classes ligadas à instituição.

A Sociedade Divina Providência foi fundada por Eduardo Michelis em 1842, na Alemanha. No Brasil as primeiras irmãs chegaram em 1895, mesmo ano da chegada ao Estado de SC e à cidade de Blumenau.

Desde então, o trabalho e a dedicação ao ensino e à saúde são os grandes legados da instituição à comunidade blumenauense.

No Colégio Sagrada Família são quase 123 anos de atuação, sempre mantendo a tradição religiosa pregada pela Divina Providência e, ao mesmo tempo, sempre atualizadas com propostas pedagógicas inovadoras, voltadas às novas ordens sociais que se impõem a cada dia. O Colégio Sagrada Família é atualmente dirigido pela Irmã Ana Besel que também se fez presente na sessão.       

Não distante deste sucesso educacional, vale o destaque às atividades realizadas pelas irmãs da Sociedade Divina Providência na área da saúde de nosso município.

Desde o início das atividades do Hospital Santa Isabel até novembro de 2017, as irmãs estiveram presentes na administração e foram parte importante no trabalho desenvolvido no hospital. 

A irmã Analuzia, que também esteve presente na sessão, é um grande exemplo desta dedicação. Atuou no hospital por mais de 25 anos, sendo mais de 15 deles à frente da direção geral. Se hoje o Hospital conta com mais de 20 mil metros quadrados de área construída, sendo referência nacional em transplantes e tendo recebido diversos prêmios em âmbito nacional e internacional, muito se deve ao trabalho destas irmãs.

Destaco ainda a presença da Irmã Enedita, presidente da Sociedade Divina Providência que agradeceu a homenagem e dedicou a mesma a todos os membros da família Divina Providência e em especial às primeiras fundadoras que largaram sua pátria mãe, Alemanha, e vieram erguer em Blumenau uma pequena semente que hoje dá lindos frutos.

Foi uma noite de muita emoção para mim, tive familiares que fizeram parte da Sociedade Divina Providência. Poder dar o reconhecimento merecido a estas irmãs que tanto se dedicaram à sociedade blumenauense é, sem dúvidas, um motivo de muito orgulho para mim.

Abaixo disponibilizo uma pequena matéria preparada pela TVL Blumenau sobre a sessão, bem como, a sessão na íntegra.