Setembro Verde
Em 2016, quando assumi temporariamente o cargo de vereador, sugeri a alteração da redação da Lei 8110 de 19 de maio de 2015, para que além da Semana Municipal de Fibrose Cística, fosse incluso também na lei o mês do “Setembro Verde”. O objetivo é aumentar a conscientização das pessoas para a prevenção e a divulgação do câncer colorretal (intestino).
Em um evento no Castelo Havan, em Blumenau foi lançada a campanha do Setembro Verde deste ano, menos conhecido que outros tipos da doença, o câncer de intestino é o segundo que mais mata em todo o mundo. Em homens é o terceiro mais recorrente e nas mulheres, o segundo, atrás apenas do câncer de mama, em 2013 foram 15,4 mil mortes, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A campanha Setembro Verde é organizada pela Associação Catarinense de Coloproctologia e tem apoio do Rotary Club Hermann Blumenau, das Lojas Havan, da empresa Taschibra, dos 3 hospitais de Blumenau e de 4 clínicas.
O Prédio da Prefeitura e a Ponte de Ferro receberão iluminação verde para lembrar a população do tema, além disso estão previstas diversas ações publicitárias, como panfletagem nas ruas, outdoor e divulgação de informações na imprensa. A meta é dar ao câncer de intestino a visibilidade que o outubro Rosa já concedeu ao câncer de mama.
Neste sentido, disponibilizo abaixo a entrevista concedida pelo Dr. Roland Dagnoni ao programa TVL Comunidade da TVL de Blumenau tratando do tema.