Reconhecimento do alemão como língua oficial de Bumenau
Proposta que partiu do Conselho Municipal da Promoção e e Difusão da Cultura Alemã de Blumenau pretende tornar o alemão idioma oficial de Blumenau e pretende reconhecer e enaltecer o idioma alemão como componente intrínseco da rica herança cultural dos colonizadores.
O empenho em reconhecer o idioma alemão como oficial em Blumenau reflete o compromisso do Executivo com a preservação e exaltação da cultura e identidade dos pioneiros imigrantes que deram origem a esta cidade, bem como daqueles que continuam a enaltecer esta tradição.
“O reconhecimento do alemão como língua oficial é uma homenagem aos bravos colonizadores que moldaram os alicerces de Blumenau, contribuindo de maneira inestimável para seu progresso econômico, social e cultural. Ao legitimar o alemão como idioma oficial, estamos não só resgatando a história e a identidade desses visionários e suas famílias, mas também reconhecendo sua notável contribuição”, enfatiza Sylvio Zimmermann, Secretário de Cultura.
Zimmermann ressalta ainda que este reconhecimento representa um ato de respeito e salvaguarda da cultura e tradições da população blumenauense que ainda se expressa diariamente nesse idioma. “Para muitos de nossos concidadãos, o alemão transcende o mero meio de comunicação, sendo um símbolo vital de sua identidade e pertencimento cultural”.
O Secretário destaca também o contexto histórico de repressão enfrentado pelo idioma durante a campanha de nacionalização liderada pelo governo de Getúlio Vargas, que criminalizou seu uso em diversos âmbitos. Segundo Zimmermann, o reconhecimento oficial do alemão representa não apenas um ato de justiça histórica, mas também uma oportunidade de reabilitar sua utilização e extinguir quaisquer resquícios de preconceito associados a ele.
“Entretanto, é crucial esclarecer que a iniciativa legislativa não pretende impor o uso do alemão em documentos oficiais. O objetivo primordial é tão somente reconhecer e enaltecer o idioma alemão como componente intrínseco da rica herança cultural dos antepassados de Blumenau, bem como uma legítima expressão cultural da comunidade local”, conclui.