Inaugurada a exposição “Os Gatos de Edith”
Participei da cerimônia de inauguração das esculturas do projeto “Os Gatos de Edith”. Trata-se de exposição permanente que homenageia a paixão de Edith Gaertner, sobrinha neta de Dr. Blumenau, por seus gatos. A entrada é gratuita, aberta ao público e pode ser visitada junto ao cemitério dos gatos, localizado no Horto Botânico.
A data de inauguração é uma homenagem a Edith Gaertner pela passagem dos 136 anos de nascimento, 22 de março de 1882, e, 50 anos de sua morte, 15 de setembro de 1967. O projeto Os Gatos de Edith é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.
Ao todo foram produzidas 9 obras, feitas de ferro e cerâmica que estão espalhadas pelo horto botânico. Elas medem entre 80 cm e 1,70 metros de altura. As artistas, autoras das obras, são membros do grupo BARBOTINA que surgiu em 2013, por iniciativa do Conselho Consultivo do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Segundo elas, o nome barbotina é uma mistura de argila e água, com consistência barrosa, utilizada para unir parte de peças de um trabalho que pode ser realizado em torno ou manualmente.
A TVL Blumenau me acompanhou no evento e preparou a matéria que compartilho abaixo.