Ex-secretário de Cultura de Blumenau fala sobre experiência trabalhando na campanha eleitoral em Luxemburgo
O ex-secretário de Cultura de Blumenau, Sylvio Zimmermann Neto, está atualmente em Luxemburgo, onde atua como assessor parlamentar durante as eleições do Parlamento Europeu. A reportagem do jornal O Município Blumenau conversou com o blumenauense que relatou como vem sendo a experiência de viver e trabalhar no país europeu.
A oportunidade surgiu após Sylvio receber um convite para intercâmbio político internacional do presidente do ADR (Partido Reformista da Alternativa Democrática) Internacional, Frederic Becker.
Ele iniciou a jornada no país europeu no início de abril e deve permanecer lá até o fim das eleições do Parlamento, que acontecerão em 9 de junho.
Experiência única
Sylvio conta que foi bem recebido pelos cinco deputados federais do partido ADR e que se integrou rapidamente na equipe de trabalho. Segundo ele, além do luxemburguês, alemão e francês, o inglês e o português são idiomas amplamente difundidos.
“Trabalhar no coração político de um país como Luxemburgo é uma experiência verdadeiramente única e rara. Este pequeno país, charmoso e atrativo, está na vanguarda da inovação e tecnologia, com investimentos substanciais em pesquisa, ciência e tecnologia. Oferece uma qualidade de vida excelente, serviços públicos eficientes e ostenta uma taxa de desemprego baixa”, comenta.
Ele também enaltece a história e o patrimônio cultural bem preservado de Luxemburgo, que vão desde castelos medievais a arquitetura que impressiona.
Missão na Europa
O blumenauense conta que o trabalho dele durante a campanha é representar as necessidades e demandas da comunidade brasileira com dupla cidadania, articulando essas questões junto ao partido e aos candidatos do Parlamento Europeu. Ele também tem a responsabilidade de mostrar as propostas dos candidatos aos brasileiros que estão interessados em participar do processo eleitoral.
“Minha missão principal é dar voz aos brasileiros-luxemburgueses. No âmbito deste projeto, assumo o papel de Conselheiro Político, encarregado de facilitar a comunicação entre o partido ADR e os lusófonos e brasileiros detentores de dupla cidadania luxemburguesa”, pontua.
De acordo com o ex-secretário de Blumenau, o intercâmbio tem o objetivo de auxiliar o ADR na eleição de um eurodeputado, visando estabelecer um diálogo contínuo com o município. “No entanto, meu propósito vai além: busco compreender integralmente as instituições locais, assimilar o funcionamento do sistema político tanto do país quanto do Parlamento Europeu, e, acima de tudo, canalizar as aspirações dos brasileiros-luxemburgueses para alcançar seus objetivos”, explica.
Sylvio comenta que os deputados com os quais ele trabalha possuem uma sólida formação intelectual e ocupam uma posição à direita no parlamento luxemburguês. Ele ainda explica que o partido defende uma economia liberal, além de valorizar os princípios luxemburgueses e demonstrar um forte compromisso social.
“O principal candidato do ADR, com que mantenho contato permanente, é Fernand Kartheiser, Deputado Federal, ex-oficial do exército e diplomata de profissão. Kartheiser já exerceu o cargo de embaixador de Luxemburgo em diversas nações e possui um profundo conhecimento sobre o Brasil”, comenta.
Conexão entre Blumenau e Luxemburgo
Além disso, Sylvio também tem alguns objetivos pessoais na missão de trabalho como, por exemplo, “ajudar a Furb a estabelecer um convênio com a Universidade de Luxemburgo para permitir o intercâmbio de graduação e pós-graduação, além de intercâmbio científico e de pesquisa, e investimentos para a formação de professores de alemão”.
Ele também tem a intenção de apresentar Santa Catarina, especialmente Blumenau, para investidores luxemburgueses com o objetivo de propor cooperações econômicas, investimentos em projetos públicos e privados. “Buscarei um meio para facilitar o intercâmbio comercial entre os produtores de Luxemburgo e de Santa Catarina”, cita.
Outro interesse de Sylvio é mostrar aos deputados do partido que Santa Catarina é o estado do Brasil com o maior número de luxemburgueses no país, que segundo ele é estimado em aproximadamente 20 mil, além de apresentar a importância de fortalecer os laços diplomáticos com o nosso estado.
Ele sugere algumas ações como, por exemplo, a emissão de passaportes e documentos de identidade de Luxemburgo por meio do consulado honorário de Luxemburgo em Santa Catarina.
Ações na política
Segundo ele, apesar das diferenças entre os países, há muitas coisas que um pode aprender com o outro. Sylvio acrescenta que a política europeia ultrapassa as fronteiras geográficas e culturais.
“A política, como expressão máxima da convivência social, almeja o bem comum e a harmonia entre os povos. Mesmo diante dos desafios locais que se apresentam, é na interseção entre o individual e o coletivo que a política procura organizar as sociedades, onde cada pessoa, cada ação, pode contribuir para o desenvolvimento coletivo”, explica.
Ele ainda afirma que algumas ações podem ser colocadas em prática nas eleições de Blumenau, mas ressalta que muitos conhecimentos podem ser aplicados na administração pública e no parlamento municipal. Também destaca que essas relações estabelecidas com o trabalho podem abrir muitas possibilidades de trocas socioeconômicas no futuro.
Após o término das eleições europeias, Sylvio deve retornar para Blumenau para participar das eleições municipais.