Cristal Blumenau retoma as atividades
Visitei a empresa Cristal Blumenau, que retomou suas atividades no início deste mês após um breve período de inatividade. Nossa cidade sempre foi destaque no ramo de produção de cristais e a Cristal Blumenau, que foi fundada em 1971, é uma das empresas mais tradicionais do país neste segmento.
Um dos grandes diferenciais é o trabalho artesanal desenvolvido na criação das peças. Atualmente a empresa conta com 86 funcionário e sua linha de produção atua com dois fornos em funcionamento, o que possibilita a produção de duas mil e duzentas peças por dia. A previsão dos gestores é de até o final de 2019 estarem com dez fornos funcionando, o que geraria uma capacidade produtiva de até 13 mil peças por dia.
Além de conhecer toda a linha de produção também pude conversar com os gestores da fábrica e dialogar sobre o cenário atual do mercado de cristais no Brasil. Nesta conversa pude perceber o quanto os valores cobrados pelo Governo Federal através do IPI prejudicam a saúde financeira de empresas neste mercado. Para auxiliar nesta situação me comprometi a atuar na busca de parcerias junto aos representantes de nosso estado na Câmara Federal e no Senado para, de alguma forma, buscar a diminuição destes impostos, em especial, por se tratar de uma produção predominantemente artesanal.
Fico muito feliz em visitar empresas que geram emprego e renda ao nosso município, fiquei impressionado com o comprometimento e o talento dos funcionários e, por que não, artistas que atuam na Cristal Blumenau. Torço sinceramente pelo sucesso desta histórica fábrica blumenauense.
A TVL Blumenau me acompanhou na visita e preparou a matéria que compartilho abaixo.