Conexão Jovem Pan Europa – Solidariedade

No momento que os partidos dão a largada para as eleições de junho, a Europa volta suas atenções sobre um tema que tem mobilizado não apenas o Brasil, mas ultrapassado fronteiras. A imprensa europeia está noticiando a tragédia no Rio Grande do Sul.

Neste momento de devastação e sofrimento, muitas iniciativas surgem aqui na Europa.

São doações individuais, campanhas de arrecadação de donativos feitas por grupos organizados como a Deutsch-Brasilianische Gesellschaft, Associação Brasil-Alemanha, ou o Conselho de Cidadãos, e até mesmo iniciativas políticas estão sendo tomadas para oferecer ajuda e solidariedade às vítimas.

Diante deste cenário de calamidade, atuei junto ao partido ADR de Luxemburgo que solicitou formalmente ao Governo de Luxemburgo ajuda humanitária, financeira e também uma possível contribuição técnica para auxiliar o Rio Grande do Sul a se reerguer diante dessa terrível situação.

Diante da catástrofe sem precedentes, temos que nos perguntar o que podemos fazer para proteger as cidades do Vale do Itajaí? A infra-estrutura de prevenção, mitigação, monitoramento, alarme, e resgate estão prontas em todas as cidades?
Como as barragens se comportariam se houvesse um evento extremo desses?

Nós blumenauenses sabemos como é o sofrimento e a aflição dos atingidos pela enchente. Sabemos que a soma de todas as ações são importantes para mitigar os danos e amenizar o sofrimento das famílias afetadas.

Mesmo daqui, de outro continente, o nosso objetivo é unir esforços para oferecer, assistência humanitária, recursos financeiros, apoio técnico e, acima de tudo, a nossa solidariedade.

Agora, mais do que nunca, é hora de estendermos a mão aos nossos irmãos e demonstrarmos a força da união e da boa vontade.