Sede da Prefeitura é transferida para a Vila Itoupava
O prefeito Mário Hildebrandt, acompanhado da vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar, do Intendente Distrital de Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva, Sylvio Zimmermann, demais secretários e autoridades, liderou na manhã de terça-feira, dia 27, o ato de transferência simbólica da sede da Prefeitura para a Intendência Distrital de Vila Itoupava.
Na sede da Intendência Distrital, o primeiro ato da programação foi a assinatura do decreto 14.611/2023, que regulamenta o evento cívico criado pela Lei Municipal 8.416/2017, de autoria do vereador licenciado Sylvio Zimmermann, instituindo em Blumenau as transferências simbólicas da sede do poder executivo. Com o objetivo de fortalecer a descentralização dos serviços em Blumenau e atender todos os bairros. Na ocasião também participou da solenidade o prefeito de Massaranduba, Odenir Deretti.
Na seqüência, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Jefferson Voigtlaender, assinou junto ao intendente distrital o protocolo de intenções para viabilizar a entrega à comunidade, ainda em 2023, da Casa do Agricultor de Blumenau.
O espaço será implantado em imóvel de propriedade de Blumenau, situado na Rua Henrique Conrad. No local, serão ofertados os serviços do Incra, Epagri, Cidasc, emissão de guia de transporte animal, entrega de brincos, além da marcação de pedidos para os serviços da patrulha mecanizada da Diretoria de Desenvolvimento Rural.
A proposta contempla ainda a futura construção de espaço destinado à Feira do Colono – espaço de feira livre concebido para valorizar a produção local da Vila Itoupava.
Ainda na área de fomento e apoio a produção agrícola da cidade, foi enviada à Câmara de Vereadores a mensagem 52/2023, que encaminha projeto de Lei reformulando o funcionamento do Conselho de Desenvolvimento Rural (CMDR) e seu Fundo Municipal.
Também foi feita a transferência de direito de uso de terreno público, da Intendência de Vila Itoupava para a Semmas. O imóvel, localizado na Rua Emil Manke Sênior, deverá sediar o galpão para o maquinário da patrulha rural. O processo licitatório da obra, prevista em 150 mil reais, já está em andamento.
Na oportunidade, o prefeito Mário Hildebrandt assinou portarias que criam grupos de trabalho, vinculados a secretaria de Parcerias e Concessões, visando viabilizar a licitação de dois espaços turísticos para a Vila Itoupava: Complexo Kunze e Vila Markplatz.
Além disto, fora editado o Decreto 14.600/2023, que regulamenta o atendimento descentralizado do Posto de Atendimento Virtual da Receita Federal e da Secretaria de Promoção da Saúde na Casa da Cidadania da Vila Itoupava. Também foi assinado edital de licitação para aquisição de um caminhão truck para a frota da Intendência Distrital.
Sobre o Distrito de Vila Itoupava
O Distrito de Vila Itoupava foi criado oficialmente em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei Estadual 941. O distrito, unidade de subdivisão administrativa de Blumenau, tem recebido importantes investimentos do governo municipal, como estratégia de promoção do desenvolvimento econômico sustentável, baseados em infraestrutura, educação, saúde, agricultura, turismo e cultura.
Neste ano de 2023, a Vila Itoupava celebra seus 80 anos de fundação, preservando as raízes dos colonizadores e sendo reconhecida como a Vila mais alemã do Brasil.