Restauração de primeiro ginásio coberto de Santa Catarina
Enviei ao Governo do Estado e à Fundação Catarinense de Cultura (FCC) requerimentos pedindo a restauração do prédio da antiga Associação Ginástica de Blumenau. O imóvel, que é o primeiro ginásio coberto a ser construído em Santa Catarina, atualmente pertence à EEB Pedro II.
Tenho uma preocupação com o patrimônio histórico de Blumenau. Eu lembro, quando criança, de usar muito esse prédio. Fiz teatro e aula de educação física. E esse patrimônio, que faz 95 anos em 2019, está inutilizado. Quero inclusive propor à Embaixada Alemã que participe desse restauro para podermos devolver à comunidade blumenauense.
O prédio atualmente está em processo de tombamento. Foi a casa do Turnverein Blumenau que, posteriormente, mudou o nome para Associação Ginástica de Blumenau. A entidade foi pioneira na prática de esportes no Vale do Itajaí, sediando competições estaduais e também muitas apresentações culturais. O casarão de localiza atualmente na Rua Pandiá Calógeras, no Centro.
Histórico
Fundado em 5 de outubro de 1873, o Turnverein Blumenau reunia praticantes de ginástica e outras modalidades e, no início, usava como sede da Sociedade dos Atiradores, atual Tabajara Tênis Clube.
A entidade teve importante participação na sociedade. Foram os associados que constituíram um Corpo de Bombeiros Voluntários, em 1887, e de lá saiu o primeiro time de futebol da cidade, em 1910.
Com um quadro de sócios cada vez mais ativos, percebeu-se a necessidade de construir a sede própria. Ela foi inaugurada em 3 de agosto de 1924 já com um pioneirismo – foi o primeiro ginásio coberto de Santa Catarina. Em 1938, por conta da campanha de nacionalização do governo Getúlio Vargas, o Turnverein passou a se chamar Associação Ginástica de Blumenau.
As atividades da associação cessaram durante a Segunda Guerra Mundial e o espaço foi cedido para o Conjunto Educacional Pedro II, sendo hoje responsabilidade do Governo do Estado.