Relações Internacionais em pauta

Um dos grandes temas contemporâneos é a capacidade de estabelecer e manter relações com outros países com vistas ao desenvolvimento econômico, educacional e cultural. Propor ao Executivo Municipal o desenvolvimento de um plano de relações internacionais faz parte dos meus compromissos assumidos durante o período eleitoral.

Neste sentido tenho me reunido com alguns representantes consulares do município para debater um anteprojeto de lei para regulamentar e oficializar essas relações do município com cidades de outros países.

O Presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Ramos, também tem participado das discussões, nosso intuito é que o órgão seja o responsável pela formulação e execução da política municipal de relações internacionais, bem como a criação do Comitê Municipal de Relações Internacionais.

A regulamentação das relações internacionais se faz necessária para trazer mais benefícios ao município e a sua população. Quando legitimadas por uma política local, as relações do município com outras cidades estrangeiras podem se constituir em ferramentas que favoreçam os intercâmbios, sejam eles financeiros, tecnológicos ou acadêmicos, entre outros que se estabelecem também por afinidades entre cidades irmãs.

Cito como exemplo a assinatura do convênio “50 parcerias para o clima” entre Blumenau e a cidade de Weigarten, na Alemanha. Durante a primeira gestão do prefeito Napoleão Bernardes, fui designado como responsável pelas relações internacionais do município, onde conseguimos, por intermédio de nossa cidade irmã Weigarten, participar deste projeto totalmente financiado pelo Governo Federal Alemão.

Blumenau tem muitas missões no exterior, como turísticas, econômicas e culturais e queremos o envolvimento das pessoas não ligadas ao setor público, que possuam laços com cidades de outros países e que contribuam na manutenção desses laços, com este objetivo a proposta de lei visa, também, criar associações de amigos das cidades irmãs e um título de representante honorífico para cidadãos que moram em uma cidade estrangeira poderem representar e divulgar Blumenau no exterior, realizando ações demandadas pelo município.

Temos tratado do assunto há algum tempo, e os avanços na proposta tem sido muito significativo, nossa expectativa é que o anteprojeto seja entregue ao Executivo e seja tramitado na Câmara de Vereadores já nas próximas semanas.