Regulamentação do Kochkäse fortalece economia e valoriza produtores rurais

Cerca de 120 produtores rurais de Blumenau que fabricam o tradicional queijo “Kochkäse” passam a contar a partir de agora com uma regulamentação municipal que oferece mais segurança jurídica. Do outro lado, os consumidores também são beneficiados com a certeza de estar consumindo um produto dentro das normas de segurança alimentar.

A proposta de lei, aprovada pela Câmara Municipal, foi apresentada pelo vereador Sylvio Zimmermann e “regulamenta a produção do Queijo Kochkäse em Blumenau”. “Estudos comprovam que a valorização de produtos regionais aumentam a renda dos produtores em até 30%, promove o desenvolvimento econômico e fortalece setores como o turismo, por exemplo”, aponta Zimmermann.

O vereador explica que a regulamentação foi embasada em estudos microbiológicos físico-químicos feitos pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e a partir do trabalho conjunto da Secretaria da Agricultura, Epagri, Cidasc, e Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). O trabalho para regulamentar o queijo tipo Kochkäse iniciou em 2016. Para a produção e comercialização do queijo a partir de leite cru, é necessário que o leite venha de propriedades certificadas como livres de brucelose e tuberculose.

Para Zimmermann, este é um primeiro passo para o processo de Indicação Geográfica, um atestado de que o produto possui características diferenciadas e específicas de uma área geográfica, que pode ser uma cidade, uma região ou um país. “Esta diferenciação é capaz de gerar encadeamentos positivos para a economia local, através da valorização do potencial turístico e inovação”, explica o vereador.

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Paulo Ruediger comemora. “Esta regulamentação incentiva a fabricação do produto artesanal e facilita a vida de quem vive no campo e insere esses trabalhadores no mercado formal”

O Kochkäse é um produto típico da região do Vale do Itajaí e é tombado como patrimônio cultural da cidade. A lei proposta pelo vereador Sylvio Zimmermann inclui o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ), que estabelece normas e requisitos na produção e apresentação do produto. O Queijo Kochkäse é considerado um produto tipicamente catarinense, oriundo das primeiras colônias de imigração alemã no estado: Blumenau e Dona Francisca. Em Blumenau há 1500 produtores rurais e estima-se que aproximadamente 120 famílias produzem o tradicional queijo.

É importante salientar que o produtor deverá procurar o órgão de inspeção responsável (Sim/DDR/Semmas), que controla, registra, certifica e monitora toda a cadeia alimentar, desde a sanidade do rebanho até a higiene na industrialização, certificando, com selo de garantia, os bons produtos que chegam à mesa dos consumidores blumenauenses, objetivando transformar a produção artesanal do Kochkäse em uma atividade legalizada dentro dos moldes preconizados pela saúde pública.