Homenagem aos 60 anos da Revista Blumenau em Cadernos

A Câmara de Vereadores realizou na noite dessa quinta-feira (23), uma sessão solene em homenagem aos 60 anos da Revista Blumenau em Cadernos, atendendo a um requerimento feito por mim. A publicação da revista é de responsabilidade da Fundação Cultural e trata-se de uma das mais antigas publicações ininterruptas do país. Tive o prazer e a honra de presidir esta sessão.

A Revista Blumenau em Cadernos, ao longo desses 60 anos, passou por profundas transformações e trata-se de uma referência para a pesquisa do cotidiano, biografias, política, educação, cultura, sociedade e história da região do Vale do Itajaí.

Como singela homenagem foram entregues certificados de mérito para pessoas e entidades que se destacaram e contribuíram para que a Revista Blumenau em Cadernos se consolidasse como a mais importante publicação histórica do Vale do Itajaí e uma das mais importantes do país.

A sessão foi prestigiada por diversas autoridades políticas, religiosas, da área de educação e cultura do município e do estado. Destaque para a presença do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), e dos ex-prefeitos João Paulo Kleinübing (PSD), Félix Theiss e Vitor Fernando Sasse. Outras presenças que merecem destaque são do presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sr. Rodrigo Ramos, da diretora do Arquivo Histórico, Sra. Sueli Petry, que também é a atual diretora da Revista Blumenau em Cadernos e, do Sr. Alzemi Machado, coordenador técnico da Hemeroteca Digital Catarinense, que representou o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Sr. Rodolfo Pinto da Luz.

Além das homenagens, na oportunidade também foram assinados dois convênios entre a Fundação Cultural de Blumenau e a Fundação Catarinense de Cultura. Ambos são para ampliar o resgate e a salvaguarda de arquivos históricos. Um dos convênios visa à digitalização das publicações da revista Blumenau em Cadernos de 1957 até 2000, passando a fazer parte da Hemeroteca Digital Catarinense. O outro convênio busca disponibilizar para pesquisa on-line edições de jornais que circularam na cidade no século passado.

Na ocasião ainda destaquei o papel fundamental do fundador da publicação, José Ferreira da Silva, que plantou esta semente que segue germinando e crescendo. Particularmente foi um momento muito especial, estive ao lado de pessoas que admiro desde criança e com outras que pude trabalhar por um curto período enquanto tive a honra de presidir a Fundação Cultural, mas com quem criei um vínculo muito forte. Espero, sinceramente, que possamos celebrar por muitos e muitos anos ainda a continuação dessa revista.

Fotos: CMB