Proposta de regulamentação das Relações Internacionais

Um dos grandes temas contemporâneos é a capacidade de estabelecer e manter relações com outros países com vistas ao desenvolvimento econômico, educacional e cultural. Esta relação com municípios de outros países pode fomentar o intercâmbio estudantil e profissional nas mais diversas áreas, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de nossa sociedade.

Este sempre foi um tema que defendi enquanto agente público e, propor ao Executivo Municipal o desenvolvimento de um plano de relações internacionais, faz parte de meus compromissos assumidos durante o período eleitoral.

Neste sentido venho desenvolvendo algumas ações para cumprir com este compromisso, uma delas é a elaboração de um anteprojeto que vise a criação de uma política de relações internacionais para Blumenau. Realizei um encontro para dar início nos diálogos e discussão da minuta deste anteprojeto.

Estiveram comigo neste primeiro encontro o Cônsul Honorário da Áustria em Santa Catarina Mauro Kirsten e o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, que também é responsável pelas relações internacionais do município.

Historicamente Blumenau tem uma relação com outros países, o intuito desta legislação é regulamentar a paradiplomacia no município. Entre as propostas está a criação de um conselho municipal de Relações Internacionais, a oficialização do reconhecimento das cidades irmãs de Blumenau e dos títulos honorários de representantes de nossa cidade em outros países.

A TVL Blumenau acompanhou este encontro e preparou a matéria abaixo.