Projeto que propõe nomeação da malha cicloviária de Blumenau é apresentado

O vereador Sylvio Zimmermann apresentou o projeto de lei nº 8051/2020 que denomina de Wilberto Boos toda a extensão da malha cicloviária do município de Blumenau. O projeto foi apresentado na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 12, e agora segue o tramite das demais comissões da casa legislativa.

Conforme explica o vereador, a intenção é de homenagear o ciclista, além de manter vivo o debate sobre mobilidade urbana. Atualmente, conforme dados da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Blumenau conta com 111 quilômetros de malha cicloviária. Este número representa 8% em relação à malha viária total do município. Até o final do ano a previsão da pasta é de chegar aos 131 quilômetros de malha cicloviária, com a criação de ciclovias, ciclo faixas e passeios compartilhados.

Wilberto Boos foi um cicloativista, co-fundador e diretor social da Associação Blumenauense Pró-Ciclovias. Morreu em 2014, mas até hoje é tido como uma espécie de guru da bicicleta em Blumenau. Boos buscava não apenas mais ciclovias, mas uma cidade para as pessoas e tinha muita consciência sobre isso.

Boos, além de incentivar a utilização da bicicleta como meio de transporte, organizava passeios ciclísticos com escolas, crianças e idosos. Em parceria com a Fundação Cultural de Blumenau, durante a gestão do vereador Sylvio Zimmermann, foram realizadas edições do Pedal Cultural, que tinha o objetivo de apresentar aos participantes os pontos turísticos e culturais do município.