Comarca de Blumenau recebe homenagem pelos 130 anos de instalação na cidade

Nesta segunda-feira, dia 10, a Comarca de Blumenau completou 130 anos de instalação na cidade. Por conta disto, a Câmara de Vereadores homenageou a comarca em Sessão Solene realizada na noite desta segunda, no plenário da Câmara. A sessão especial foi uma proposição do vereador Sylvio Zimmermann e contou com a presença dos parlamentares, do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, representantes do poder judiciário da cidade e do estado e demais autoridades municipais e regionais.

Criada pela Lei Provincial nº 1109 de 1886, a Comarca hoje conta com 21 juízes de direito distribuídos em 17 varas (Cível, Direito Bancário, Família, Infância/Juventude, Fazenda, Criminal, Juizado Especial Cível e Juizado Especial Criminal) e tem como diretora a juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, titular da 1ª Vara Cível.

Na ocasião também foram homenageados os desembargadores Jorge Luis Costa Beber e Rubens Schulz, pela contribuição e trabalhos realizados na Comarca de Blumenau. Ambos receberam presentes das mãos dos servidores que atuaram na época dos desembargadores.

A Sessão Solene ainda homenageou, concedendo menção honrosa, aos seguintes magistrados: Dra. Mariazinha (Maria Cecília de Souza) pelos serviços prestados como conciliadora voluntária; Sra. Marlise Couto, por ser a servidora mais antiga da comarca; Dra. Claudia Ines Maestri Meyer, por ser a magistrada mais antiga; Dr. Helio Fiamoncini, por ser o promotor mais antigo; Dr. Arlindo Bernhart, juiz mais antigo ainda vivo a atuar na Comarca de Blumenau; Dr. Eunildo Lazaro Rebelo, advogado mais antigo em atuação na comarca; Dr. Jorge Calil, defensor público mais antigo em atividade na comarca.

Além deles também receberam a menção honrosa pela atuação de destaque no Poder Judiciário da cidade: a Dra. Marilu Ribas, que atuou na presidência do Conselho da Comunidade de Blumenau; Dr, Dorval Henrique Ferrari, homenageado pela dedicação ao Cejusc Blumenau; Lenice Kelner, pelo trabalho realizado no Núcleo de Práticas Jurídicas; e a servidora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Augusta Caldeira Butterndorf, homenageada pelo trabalho feito na área da Infância e Juventude.

Em sua fala, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler, exaltou a história de superação de Blumenau. “A força dessa cidade também reflete na atuação do judiciário, onde Blumenau encontra um dos modelos mais promissores do estado”.

Para o vereador Sylvio Zimmermann, a Comarca de Blumenau tem vital importância no cotidiano do município. “Posso afirmar que hoje a sociedade confia e respeita o nosso Poder Judiciário, muito por conta da atuação dos juízes que desempenharam e ainda desempenham um papel de destaque na Comarca de Blumenau”, afirma.

Confira na reportagem da TVL como foi a Sessão Solene: