50 anos de fundação da Cetil

A Cetil é pioneira no setor de tecnologia de informação em Blumenau. Se hoje temos esse polo de desenvolvimento e somos referência no Estado e no Brasil, devemos muito disso ao pioneirismo deste trabalho iniciado há 50 anos.

Por isso fiz questão de propor a homenagem, em forma de moção, pelo cinquentenário da Cetil. Tive a oportunidade de conversar e entregar essa lembrança ao presidente da Cetil, Roberto Coelho, ao diretor executivo Jeferson Silva, e ao diretor administrativo Jefferson Tolardo.

Fundada no dia 12 de março de 1969, a Cetil é fruto da visão dos empresários blumenauenses da área têxtil. As maiores indústrias têxteis da região se uniram aos dois primeiros sócios, Ingo Greuel e Décio Salles, e criaram o Centro Eletrônico da Indústria Têxtil.

Em 1975, a empresa participou da criação, na FURB, de um dos primeiros cursos de processamento de dados do Brasil. E foi a partir da Cetil que muitas empresas surgiram na cidade, tanto que hoje nossa cidade tem mais empresas de informática do que padarias. Tudo isso graças ao pioneirismo de dois sonhadores e por todos que deram continuidade, prestando um grande serviço para o país e contribuindo com o desenvolvimento econômico de Blumenau. Confira a reportagem da TVL sobre a entrega da moção.