500 anos Reforma Luterana – Sínodo Vale do Itajaí

Neste ano comemorou-se os 500 anos da reforma Luterana, uma revolução social e política, que teve seu início na Alemanha e foi difundida pelo mundo através da arte, cultura, educação, ciência, mas, principalmente, no processo de consciência individual. A reforma tem em Martinho Lutero a figura central de todo este processo.

Em celebração a passagem desta data, foram diversas as atividades internacionais e nacionais realizadas. Estima-se que cerca de 75 milhões de luteranos e 900 milhões de protestantes espalham sua fé em um mundo que foi transformado pela Reforma. No Brasil os números apontam para cerca de 1 milhão e 300 mil luteranos.

Em Blumenau um Culto especial encerrou as celebrações em comemoração aos 500 anos da Reforma Luterana. Celebração aconteceu na Igreja Martin Luther na Comunidade Luterana da Itoupava Seca e contou com a participação de mais de 800 pessoas de 10 paróquias da cidade de Blumenau.

A cerimônia que contou com apresentação de um grupo de metais e de um coral com mais de 150 vozes.

Na ocasião tive a oportunidade de participar deste momento marcante ao entregar, junto com o Vereador Jens Mantau (PSDB), uma moção de louvor ao Sínodo do Vale do Itajaí, em comemoração aos 500 anos da reforma Luterana. O Prefeito Napoleão Bernardes também esteve presente e destacou o protagonismo da comunidade luterana ao longo da história.

Para finalizar esta noite festiva, houve uma belíssima queima de fogos de artifício. O vídeo abaixo mostra com mais detalhes os acontecimentos desta noite que ficará na memória da comunidade luterana de Blumenau e região.